5 maneiras de economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete

Você sabe quais são as 5 maneiras de economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete? Você as aplica no dia a dia do seu estabelecimento comercial? O segmento da alimentação fora do lar tem nuances muito próprias, e o alto grau de desperdício é um deles. Portanto, é fundamental buscar economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete.

Mas quais são as 5 maneiras de economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete? Como adotá-las na sua operação, alcançando resultados que façam a diferença?

Especialista em contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes, a Chattar Consultoria Contábil conhece esse segmento profundamente e, por isso, sabe o caminho a seguir, para economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete.

Leia esse conteúdo até o fim e sabia quais são as 5 maneiras de economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete. E se ainda assim você tiver dúvidas, não hesite em nos procurar. Estamos aqui para apoiar seu negócio.

1) Desperdício de alimentos, o seu maior inimigo

Não à toa esse item abre a lista de 5 maneiras de economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete. Ele é, de fato, seu maior inimigo!

É fácil entender o porquê. Restaurantes, bares e lanchonetes trabalham com alimentos frescos, ou seja, produtos altamente perecíveis. A durabilidade é pequena, e usar produtos vencidos está completamente fora de cogitação, não é verdade?

É preciso dimensionar com muito rigor as suas compras, adequando-as ao consumo. Este é um grande desafio do empreendedor para economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete.

Mas como fazê-lo? Uma excelente dica é acompanhar o seu lixo por uma semana inteira, anotando tudo o que foi jogado fora. Você vai identificar rapidamente o que está sobrando e causando desperdício. Também é importante observar, no caso dos restaurantes à la carte, o que os clientes deixam no prato. Dessa forma você poderá redimensionar as porções, oferecidas no cardápio.

Evite ter geladeiras e freezers lotados, reaproveite inteligentemente os alimentos, promova uma campanha de conscientização com os colaboradores da cozinha e lembre que reduzir a quantidade de lixo faz bem para economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete e para o meio ambiente também.

2) Olhando para o estoque com inteligência

Da mesma forma que você vai olhar com outros olhos para o lixo produzido pelo seu estabelecimento comercial, o fará em relação ao estoque, sempre com a ideia de  economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete.

Você sabe dizer, na ponta da língua, quais são os pratos que mais saem, o que precisa comprar para produzi-los, em que quantidade, e quais são seus Custos de Mercadoria Vendida (CMV)? Pois precisa saber!

Um estoque reduzido, que atenda as suas necessidades, sem provocar falta de alimentos, é o ideal a seguir. Ninguém está dizendo que é uma tarefa simples e fácil, mas sim urgente.

3) Tenha com os seus fornecedores uma relação de parceria

Nós temos um cliente específico que se gaba de trocar de fornecedores constantemente, buscando sempre menores preços. Muitas vezes, de fato os boletos de pagamento destes fornecedores realmente reduzem de valor, daí a alegria desse nosso cliente.

Quantas vezes, porém, um novo fornecedor, mais barato, pecou na qualidade ou no prazo de entrega? Será que esse cliente está ciente dos prejuízos que essa prática traz?

Tenha com seus fornecedores uma relação de parceria. Eles são fundamentais para que o prato chegue à mesa do cliente. É claro que você pode negociar prazos maiores e até reduções, diante de uma realidade de mercado, mas tudo isso vai acontecer se a relação for de parceria.

Você precisa deles, eles precisam de você.

4) De olho nos cursos fixos e variáveis

Um dos principais gastos financeiros de um restaurante, bar ou lanchonete, é preciso olhar com uma lupa para os custos fixos e variáveis do empreendimento, sempre! Não se pode falar em economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete sem manter um equilíbrio nestas contas, por meio de um planejamento estratégico cuidadoso, detalhista e eficiente.

O primeiro passo para economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete é conhecer muito bem seus custos fixos e variáveis, ou seja, dominá-los na ponta do lápis.

Se você tiver um bom controle de seu fluxo de caixa, estiver ciente de absolutamente todos os seus gastos e previsões de pagamentos e planejar suas compras, terá dado um bom passo para uma gestão econômica do seu restaurante, bar ou lanchonete. Busque alternativas mais econômicas (sem comprometer a qualidade, hein?), fique atento aos gastos com água, gás e energia elétrica, por exemplo, e esteja sempre atento às opções que o mercado oferece.

A palavra-chave do empreendedorismo, que tanto cabe aqui, é: planejamento.

5) Contrate um escritório contábil especializado em contabilidade para restaurantes, bares ou lanchonetes

Um escritório contábil especializado em contabilidade para restaurantes, bares ou lanchonetes pode oferecer muito mais para economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete.

Um profundo planejamento tributário, por exemplo, permite que seu estabelecimento pague menos impostos, dentro da lei, permitindo uma grande economia.

As análises que o escritório contábil faz também ajudam a economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete. As decisões gerenciais que precisam ser tomadas no dia a dia eram feitas com muito mais assertividade e segurança.

Mas será que é mais caro contar com um escritório contábil especializado em contabilidade para restaurantes, bares ou lanchonetes. A resposta é um sonoro “não”. A especialidade é uma estratégia de mercado para atrair mais clientes de um determinado segmento, portanto você não pagará além por isso, mas receberá muito mais.

Mais 5 dicas extras para aplicar no dia a dia do seu restaurante, bar ou lanchonete

1) Faça uma manutenção preventiva e regular de seus equipamentos. Consertar um equipamento no final de semana, à noite, por exemplo, sai mais caro.

2) Se você fizer suas compras em parceria com outros estabelecimentos, possivelmente conseguirá descontos. Pense em viabilizar isso.

3) Se você oferece delivery, estude as rotas de entregas, otimizando-as. Assim, vai economizar um bom dinheiro com combustível e ainda atenderá seus cientes mais rápido.

4) Invista em tecnologia, como sistemas de gestão, por exemplo.

5) Mantenha em dia seu planejamento estratégico.

A importância da gestão financeira para o seu negócio

Uma gestão financeira detalhista, profunda e rigorosa ajuda muito a economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete. Profissionalizá-la traz resultados que fazem a diferença, não tenha dúvidas disso.

Por meio de um BPO Financeiro, até mesmo pequenos restaurantes, bares e lanchonetes podem contar com uma gestão financeira profissional, adequada e geradora de resultados.

A Chattar Consultoria Contábil é especialista em contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes

A Chattar Consultoria Contábil é especializada em contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes.

Isso significa que temos uma enorme vivência neste segmento, o que nos permite conhecer toda a operação de um restaurante, bar ou lanchonete, as dores dos empreendedores e, ainda, entender com profundidade a legislação pertinente.

E o que o seu estabelecimento comercial pode ganhar com isso? Muito! Temos muito mais a oferecer por conta de nossa expertise, e adotamos uma contabilidade voltada para a gestão e para os resultados. Não é possível, nos dias de hoje, tomar decisões gerenciais assertivas sem analisar profundamente os números do negócio. E é isso o que fazemos, em suma.

Mas também oferecemos um cardápio de soluções personalizadas para o seu restaurante, bar ou lanchonete, que vai de uma consultoria exclusiva, desenhada para você, até o BPO Financeiro, passando por treinamentos, planejamento estratégico, planejamento tributário, identificação de oportunidades de melhorias e muito mais.

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas agora. E saiba muito mais do que 5 maneiras de economizar na gestão de seu restaurante, bar ou lanchonete, ou clique em um dos botões abaixo, nas duas opções conseguimos contatar você, ou você pode nos contatar.