Dicas para Empreendedores de Gastronomia: Olhares (Parte 3)

Olhe para dentro mas de um ponto de vista diferente

Continuando com minhas dicas para empreendedores de gastronomia, no texto anterior eu te pedi para olhar para dentro agora eu vou te fazer uma outra proposta de olhar, e te falo com toda a minha experiência no ramo, que não é pouca. Que esse olhar muda tudo e se conseguir convergir esses três olhares que te falei em ação. Toda a sua história vai ser diferente e melhor.

Entre todos os comportamentos que observei em mim mesmo e em outros empresários de sucesso, há um tipo de olhar que se destaca como o mais importante. Esse olhar envolve o que chamamos na gastronomia de “declinar”. Isso significa que você olha para o seu produto e faz um questionamento crítico sobre ele: como ele pode ser melhorado? E quando digo “melhorado”, me refiro aos seguintes requisitos: aparência, sabor, textura, preço e valor. Para se aprofundar nesse assunto, adiantei algumas dicas que podem ajudá-lo a desenvolver esse olhar crítico e, assim, chegar mais perto do sucesso em seu negócio.

Voltando ao Sandro do texto anterior ele só tem um produto, o pão de queijo que te digo aqui, é maravilhoso, de receita própria, tem uma aparência bonita grande e aredondado, tem sabor de queijo a textura é crocante por fora e macio por dentro com um preço justo e todos esses requisitos juntos dão valor ao produto. Dê uma olhada no nosso vídeo falando sobre esse assunto!

A busca pela melhoria contínua na gastronomia e no empreendedorismo

Para exemplificar o processo de declinar, gostaria de compartilhar uma experiência que tive trabalhando em uma mentoria para um restaurante na zona sul do Rio de Janeiro. Durante seis meses, nos dedicamos a buscar a melhor batata frita possível. Testamos diferentes tipos de batatas, como as Asterix, Benji, Branca e a pequena conhecida como calabresa. Além disso, experimentamos diversas técnicas de cocção, desde a batata em natura até a pré-cozida e congelada. Testamos também diferentes tipos de fritadeiras, incluindo as de água e óleo, e as que usam somente óleo, assim como diversos tipos de gordura. Fomos até mesmo ao forno em busca da melhor crocância, sabor e textura que pudéssemos oferecer aos nossos clientes.

Até chegarmos ao ponto de crocância e sabor, cor, textura que estávamos procurando, passamos por uma verdadeira ciência de testes e anotações, com muitas frustações e alegrias ao longo do caminho. Mas, finalmente, chegamos ao produto que queríamos e fizemos uma batata que era tão elogiada que chegava a ser procurada pela nossa clientela. Portanto, essa busca pela melhoria contínua do seu produto é fundamental e se chama DECLINAR sobre ele. Essa é exatamente a abordagem que o Sandro, em sua barraquinha humilde, mas lucrativa, tem adotado e continuado a aprimorar seu produto. Essa atitude de insatisfação e inquietação é um dos cernes do que se espera de um chefe de cozinha, na verdade é um cerne do ramo da gastronomia.

Minhas dicas para você são: OLHE SEMPRE PARA DENTRO, busque sempre a melhoria, do produto, do atendimento, do ambiente, do tempo de resposta da entrega do produto seja a mesa ou no delivery. Mas não perca o seu restaurante do foco.

Concluíndo minhas Dicas para Empreendedores de Gastronomia

Junte esses três olhares e te garanto que o sucesso virá com o tempo. Não porque eu estou de dando uma fórmula mágica, isso não existe. Estou de dando dicas para o questionamento que serão respondidos com outros questionamentos e terão que fazer você ficar insatisfeito, inquieto até conseguir evoluir como empresário, assim o teu empreendimento evoluirá junto.

Eu sou Cleyton Chattar, contador, chefe de cozinha, mentor. Mas aqui nesses textos a ti sou um humilde servo, facilitador das concretizações dos seus sonhos.