Gestão de restaurantes: 5 dicas para diminuir os impostos é um tema urgente, que todo empreendedor do segmento deve dar total atenção. Por isso solicitamos a um dos nossos especialistas selecionar e explicar essas dicas, para que seu estabelecimento comercial pague menos impostos e, claro, alcance resultados melhores.
O Brasil é um dos países que tem a maior carga tributária, e aquele que exerce a atividade empreendedora – e gera a riqueza desse país – é quem acaba pagando a conta, infelizmente. Mas há maneiras legais de se diminuir os impostos, e esse é um os papéis do seu escritório contábil especializado em contabilidade para restaurantes, bares ou lanchonetes: apontar os caminhos de uma carga tributária menos severa.
Quer saber quais são as 5 dicas para diminuir os impostos? Então leia esse conteúdo até o fim, e já nos colocamos à disposição para ajudá-lo, combinado?
A palavra-chave é planejamento
Você sabia que seis em cada dez estabelecimentos comerciais no Brasil fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atuação? É o IBGE quem diz, e a causa, em geral, é muito fácil de se apontar: falta de planejamento.
A palavra-chave do empreendedorismo, seja em qual área for, é o planejamento, e isso não poderia ser diferente em um segmento tão emblemático como o da alimentação fora do lar. Restaurantes, bares ou lanchonetes têm uma operação extremamente dinâmica, detalhada, delicada até.
Toda atividade relacionada ao seu estabelecimento comercial deve ser cuidadosamente planejada. A gestão de restaurantes e o trabalho para diminuir os impostos, também.
1) Saiba qual é o melhor enquadramento jurídico para seu estabelecimento
Muitos empreendedores optam por legalizar suas empresas sem o apoio de um escritório contábil. Acham que dão conta da gincana burocrática que é uma legalização, e resolvem encará-la, para economizar o provento que seria pago a um contador.
É um direito deles, a lei só exige a contratação de um contador ou um escritório contábil para realizar a contabilidade de uma empresa legalizada, não para legalizar a empresa. Mas será que é uma boa economia?
Definitivamente, não!
O escritório contábil especializado não cobra apenas pelo que chamamos aqui de gincana burocrática. Essa é a parte mais fácil e menos custosa do trabalho. O que ele faz é assessorar o empreendedor a abrir o melhor tipo de empresa para ele, e isso inclui o enquadramento jurídico.
A empresa pode se enquadrar no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou no Lucro Real. E é exatamente esse enquadramento que definirá os impostos a pagar. Portanto, fazer essa escolha com assertividade e sabedoria, muito bem pensada, ajuda – e muito – a diminuir os impostos.
E aqui vai uma dica: é possível mudar de enquadramento jurídico após a abertura da sua empresa.
2) Promova um amplo e detalhado planejamento tributário
Vamos considerar que você contratou um escritório contábil especializado, muito competente, para abrir sua empresa. E que foi feito, de fato, um amplo estudo para a escolha do enquadramento jurídico.
Excelente! Mas será que você continua pagando menos impostos possível?
É possível diminuir ainda mais a minha carga tributária? Essa é uma pergunta que você precisa se fazer repetidamente. E buscar a resposta junto ao seu contador especializado, por meio de um amplo e detalhado planejamento tributário.
No Brasil as leis mudam com uma frequência bem maior do que gostaríamos, sempre há novidades jurídicas, que têm ressonância nos negócios, portanto promover um planejamento tributário é uma boa dica para diminuir impostos.
3) Reduza o seu pró-labore, e pague menos imposto com isso
Sobre o pró-labore que você recebe todos os meses, de janeiro a dezembro, incide imposto de renda e contribuição previdenciária. Ou seja, mais impostos! Já os lucros que a empresa distribui aos seus sócios são isentos.
Isso mesmo, você pensou certo: converse com o seu contador especializado, reduza o seu pró-labore (e de seus sócios, se os tiver) e aí está outra boa dica para diminuir os impostos.
4) Faça uso dos benefícios fiscais
Em todos os nossos conteúdos, preparados para lhe ajudar na gestão de restaurantes, batemos na mesma tecla: uma contabilidade especializada em restaurantes, bares e lanchonetes pode entregar mais, fazendo a diferença para o seu negócio.
Se o seu contador é especializado no seu segmento e o conhece profundamente, certamente sabe o caminho das pedras para diminuir os impostos. E um deles é o uso inteligente dos benefícios fiscais. Peça para o seu escritório contábil olhar para isso com toda a atenção; o resultado – a gente garante – será bem saboroso!
Quer um exemplo? A substituição tributária do ICMS: a responsabilidade pelo seu pagamento é tão somente daquele que antecede ao fato gerador, ou seja, são os fabricantes de determinados produtos que devem pagar o imposto e não seu restaurante, bar ou lanchonete.
Já imaginou quanto imposto você pode estar pagando à toa, indevidamente?
Se valer dos benefícios fiscais é uma das 5 dicas para diminuir os impostos que você não pode deixar de lançar mão.
5) Use a Lei das Gorjetas a seu favor
Se você é um empreendedor do segmento da alimentação fora do lar e tem um restaurante, precisa conhecer a Lei das Gorjetas. Esta lei nº 13.419, de 13 de março de 2017, “altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para disciplinar o rateio, entre empregados, da cobrança adicional sobre as despesas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares”.
Entre outras questões, essa lei estabelece que as gorjetas recebidas no estabelecimento sejam excluídas do cálculo dos tributos federais e estaduais. Portanto, é mais uma forma de diminuir os impostos.
Se você tiver dúvidas, fale sobre o assunto com o seu contador especializado!
Uma contabilidade especializada vai te ajudar a pagar menos impostos
Obviamente que a gestão de restaurantes: 5 dicas para diminuir os impostos não se resume a estes procedimentos aqui relatados. Não é um tema simples, há muito mais o que fazer e, para isso, é preciso conhecimento. Um conhecimento profundo.
A principal dica, então, é apoiar sua gestão de restaurantes em quem conhece do assunto: um escritório contábil especializado em contabilidade para restaurantes, bares ou lanchonetes. É querer demais que um empreendedor entenda das maravilhas que saem do forno e fogão, de recursos humanos, de administração, compras, ficha técnica de alimentos, custo de mercadoria vendida, rotas de delivery, atendimento ao cliente, engenharia de cardápio e, ainda, de legislação, não é verdade?
Uma contabilidade especializada em restaurantes, bares ou lanchonetes sabe exatamente o caminho das pedras para diminuir os impostos e, ainda, como apoiar sua gestão voltada para os resultados. Por meio de sua expertise, você poderá tomar decisões gerenciais mais assertivas, ampliando os resultados de seu negócio.
E aqui vale um parêntese: uma contabilidade especializada não custa um centavo a mais do que os proventos de um escritório contábil generalista. É apenas uma posição comercial, e você só tem a ganhar com isso!
A expertise da Chattar Consultoria Contábil é contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes
A expertise da Chattar Consultoria Contábil é justamente uma contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes, voltada para a gestão e para o resultado. Somos especialistas nisso, o que significa dizer que temos um enorme conhecimento sobre a operação de um restaurante, um bar ou uma lanchonete e conhecemos profundamente a legislação pertinente.
E sabe o que isso significa? Que podemos entregar mais aos nossos clientes. Significa que sabemos todas as dicas para diminuir impostos de restaurantes, bares ou lanchonetes, bem como oferecer informações certeiras para decisões gerenciais mais assertivas.
Na Chattar Consultoria Contábil o seu estabelecimento dispõe de serviços personalizados, porque cada cliente é único para nós. O nosso sucesso é o seu sucesso e, para isso, oferecemos consultorias, treinamentos, BPO Financeiro, planejamento tributário, identificação de oportunidades de melhorias e muito mais.
Clique aqui, agora, e fale com um de nossos especialistas. Queremos conhecer o seu empreendimento, suas vitórias e dores, e mostrar como podemos ajudá-lo a trilhar o caminho do sucesso. Vamos bater um papo sem compromisso e descobrir muito mais do que 5 dicas para diminuir impostos.