Dicas para Empreendedores de Gastronomia: Olhares (Parte 2)

Olhe ao seu redor: a importância de observar o ambiente para empreender na gastronomia

Para continuar com minhas dicas para empreendedores de gastronomia, como mencionei no texto anterior, agora eu te peço para olhar para fora. Mas já me justifico o porquê de estar te pedindo isso. Contarei um fato: ao buscar inspiração para essa matéria, constatei que é um dos maiores erros do empreendedor gastronômico. Muitas vezes, ele não olha ao redor e, quando o faz, não percebe as oportunidades que estão bem diante de seus olhos.

O trailer do Sandro

Aqui perto do meu escritório tem uma trailer pequenininho, muito humilde, não tem nada de glamouroso, não tem nenhuma imagem chamativa é até meio feinho sabe, é verde oliva parece que saiu de um material que iria ser descartado do exercito. No entanto, o Sandro, proprietário do trailer, é uma pessoa muito gentil e faz um pão de queijo MARAVILHOSO. Ele me contou que começa o batente as 04:00 da madrugada, porque em frente ao trailer tem uma fábrica de lingerie e os trabalhadores de madrugada, no intervalo vão lá comer, e o pessoal que trabalha como motorista de aplicativo passa lá e compra. Ele me disse; “ graças a deus aqui está sempre cheio, não sei de onde vem tanta gente.” Depois que eu comprei os primeiros três, te digo que não são todos para mim, é um para mim outro para minha esposa que é minha sócia e outro para minha funcionária. Eu todo dia passo lá e compro três pães de queijo. Isso virou tradição.

Bem, um dia eu passei pelo trailer do Sandro, mas ele não estava lá. Fiquei triste porque não ia ter os meus pães de queijo deliciosos. Porém, decidi que eu não ia ficar sem o meu pão de queijo. Então, fui atrás de outro lugar que vendesse. Olhei ao redor e achei uma padaria não muito convidativa por sinal. Mas eu estava determinado a encontrar meu pão de queijo. Procurei na padaria e encontrei uns pães de queijo, mas não eram tão convidativos quanto os que o Sandro vende. Mesmo assim, resolvi comprar para não ficar na mão.

Quando olhei ao redor

Enquanto saía da padaria, observei atentamente ao redor e notei algo interessante. Pude ver que várias lojas e empresas eram vizinhas da padaria e refleti sobre algo: “como somos cariocas e adoramos comer fora de casa, já que a vida aqui é agitada e estamos sempre indo de um lado para o outro, por que essa padaria não oferece uma promoção de café da manhã, como uma meia dúzia de pão de queijo com café grátis ou refresco mais misto quente? Afinal, sendo uma padaria, os clientes certamente voltariam e comprariam mais produtos”.

Ai me veio um estalo, o Sandro da barraquinha olhou ao redor e viu seu cliente, enxergou a necessidade do cliente, pensou o que ele poderia oferecer e foi a luta. Então meu amigo empresário (a) te digo OLHE AO SEU REDOR, o seu redor vai dizer o que você pode vender, oferecer, a que horas e como. Isso serve como a sua primeira lição de marketing, quando digo que o cliente faz o produto, não o produto faz o cliente. Isso faz uma diferença enorme na sua Receita. E te digo mais, pela conversa que tive com o Sandro ele me parecia bem mais satisfeito financeiramente do que o dono da Padaria.

Mais uma das Dicas para empreendedores de Gastronomia é: Olhe ao seu redor

Em suma, aprenda a importância de olhar ao seu redor e entender as necessidades do seu cliente para ter sucesso como empreendedor gastronômico.

Aguarde! Em breve mais dicas para empreendedores da gastronomia. Até lá!