Adotar os 7 principais indicadores financeiros para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete garante ao seu estabelecimento comercial o controle e o planejamento do negócio. Ou seja, é o primeiro passo para alcançar o sucesso.
Mas quais são esses 7 principais indicadores financeiros para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete? Por quê e como adotá-los? O que seu empreendimento pode efetivamente ganhar com isso?
É o que você vai descobrir agora, ao ler até o final esse conteúdo produzido especialmente pela Chattar Consultoria Contábil para você.
Você não pode abrir mão do planejamento e do controle
Diz-se que no Brasil você precisa matar um leão por dia para empreender com sucesso. Está aí uma verdade, porque vencer no mundo dos negócios, por estas bandas, é um desafio para poucos.
Segundo o IBGE, seis em cada dez estabelecimentos comerciais no Brasil fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de fundação. O motivo? Falta de planejamento e controle.
Não há, infelizmente, um caminho definido para empreender com sucesso. Mas com toda certeza do mundo, aqueles que deram certo têm um comportamento básico em comum: planejam e controlam tudo na ponta do lápis, absolutamente tudo e absolutamente na ponta do lápis!
A gestão financeira é o coração da empresa, e precisa de uma atenção redobrada. Não basta anotar números e se contentar em saber que o que entra é maior do que sai do seu caixa. É preciso estudar esses números e tomar decisões gerenciais assertivas a partir deles.
Ou seja, é preciso adotar ao menos os 7 principais indicadores financeiros para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete.
1) Percentual de Crescimento por Período
Será que o seu negócio está crescendo quantitativamente? O Percentual de Crescimento por Período é, definitivamente, um dos mais importantes entre os 7 principais indicadores financeiros para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete.
Ao calculá-lo, você descobrirá a velocidade de crescimento do seu estabelecimento. Saberá, por exemplo, se este crescimento é compatível com o que você espera do negócio ou mesmo compará-lo às taxas de crescimento do seu segmento. A partir daí, adotará ou não novas estratégias comerciais.
A fórmula para encontrar esse indicador financeiro para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete é: crescimento (em %) = (receita do período atual – receita do período anterior) ÷ receita do período anterior x 100.
2) Custo de Mercadoria Vendida (CMV)
Quanto você gasta para produzir cada prato do seu cardápio? É exatamente isso que indica o Custo de Mercadoria Vendida (CVM), um indicador financeiro para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete tão importante que temos um conteúdo exclusivo sobre o tema (clique aqui para acessá-lo).
Este é um dos mais importantes indicadores financeiros porque ele calcula os gastos que você tem para preparar e oferecer seus pratos e, assim, permite que você defina um preço que garanta o lucro daquela venda.
É fácil calcular o CMV, que é o estoque inicial + compras adicionais – estoque final. O estoque inicial é o valor do custo do estoque que você já tem, no início do período especificado. As compras adicionais são compras e acréscimos que você fez no seu estoque. E o estoque final é o que você tem, ao final do período especificado.
3) Ticket médio por refeição
O ticket médio contabiliza a média de receita gerada por refeição vendida. A conta a ser feita também é bem fácil: ticket médio = valor total de vendas do dia ÷ número total de clientes do dia.
Ao produzir essa conta, você saberá quanto seus clientes estão gastando, em média, no seu restaurante. Você vai descobrir, por exemplo, qual dia eles gastam mais e porquê. A partir deste cálculo, será possível definir novas estratégias e aumentar seu ticket médio, ou seja, suas vendas.
4) Lucro bruto e lucro líquido
Apontar o lucro bruto do seu restaurante, bar ou lanchonete é primordial porque define o quanto o negócio dispõe para saldar os custos fixos e variáveis. E o lucro líquido mostra o que efetivamente sobrou da sua receita, após pagamento de todas contas e impostos.
Você precisa conhecer e estudar estes dois principais indicadores financeiros para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete pois assim saberá se precisa ajustar os preços dos seus produtos e por quais valores.
5) Custo de Aquisição de Cliente
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica que indica quanto o seu restaurante, bar ou lanchonete gasta,em média, para conquistar novos clientes. Isso significa que este indicador financeiro ajuda a quantificar o desempenho de seu negócio.
Por meio do CAC é possível descobrir onde cortar gastos, onde investir, quais pratos devem sair do cardápio e apoio na tomada de decisões.
A fórmula para achar este indicador financeiro é: CAC = total gasto com vendas + total gasto com marketing ÷ total de novos clientes.
6) Prime Cost
O Prime Cost é um indicador financeiro para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete que apresenta a soma do preço das mercadorias com a mão de obra de fabricação. Portanto, mostra o quanto você efetivamente gasta para produzir, por exemplo, um combinado com 70 peças de sushis e sashimis.
A fórmula para encontrar esse indicador é: prime cost = (custo da mercadoria vendida + custo da mão de obra) ÷ receita
7) Giro de Estoque
Se você controla seu estoque na ponta do lápis, consegue evitar o desperdício e não compromete o seu caixa desnecessariamente. Ou seja, você compra com precisão o que precisa para atender seus clientes, sem faltas ou excessos.
Compras enxutas, que atendam à produção e que não acabam no lixo, turbinam seus resultados e trazem economia. Portanto, é um dos 7 principais indicadores financeiros para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete.
A contabilidade apoiando a vida financeiro do seu estabelecimento
Sabe aquele contador que se limita a cuidar da burocracia da empresa e emitir boletos e holerites? Esquece, isso é coisa do passado. A contabilidade está a serviço da gestão e do resultado, esse é o seu papel.
Na contabilidade moderna, o contador vai muito além de suas obrigações legislativas. Em suma, seu trabalho é oferecer ao empresário um verdadeiro raio-x da empresa, ou seja, números que demonstrem com exatidão a performance do negócio.
A partir destes números, o empreendedor pode tomar decisões gerenciais assertivas e que efetivamente contribuam para os resultados.
Nem é preciso dizer que a atuação proativa do contador é válida para a gestão financeira. Mais do que válida, é recomendada. Melhor, é necessária, imprescindível.
Converse com o seu contador, e não abra mão dessa assessoria financeira especializada. Você vai ver as consequências no resultado do seu negócio, não temos dúvidas disso!
Chattar Consultoria Contábil, especialista em contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes
Uma contabilidade especializada no seu ramo de atuação pode oferecer muito mais e ajudar a turbinar os resultados do seu negócio. Afinal, conhecendo as operações detalhadamente, bem como a legislação pertinente, o escritório contábil fará um trabalho muito mais assertivo.
É exatamente isso que a Chattar Consultoria Contábil oferece. Sua expertise é justamente uma contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes, voltada para a gestão e para o resultado.
Vamos muito além dos 7 principais indicadores financeiros para monitorar um restaurante, um bar ou uma lanchonete, por exemplo. Oferecemos uma gestão financeira completa, por meio de um BPO Financeiro que é referência neste mercado. Também disponibilizamos treinamentos exclusivos e individualizados, planejamento tributário, identificação de oportunidades de melhorias, consultorias e uma gama grande de serviços personalizados.
Clique aqui, agora, e bata um papo com um de nossos especialistas. Queremos conhecê-lo e discutir sobre o sucesso de seu restaurante, bar ou lanchonete.